© Certaja.

09/02/2023

CERTAJA Energia alerta sobre os riscos de queimadas durante o verão

Para evitar incidentes e prejuízos à rede e ao fornecimento de energia, Cooperativa apresenta dicas para lidar com período mais q


Para evitar incidentes e prejuízos à rede e ao fornecimento de energia, Cooperativa apresenta dicas para lidar com período mais quente do ano


Durante o calor do verão, é comum o consumo de energia elétrica aumentar, já que mais aparelhos de refrigeração são utilizados. Além disso, com a baixa umidade do ar e pouca chuva, também aumenta a possibilidade de queimadas. Na área de atuação da CERTAJA Energia, a Cooperativa trabalha para que eventuais casos não atrapalhem a manutenção do serviço de energia.

Segundo Leandro Vargas, nome à frente do setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SESMA), com a falta de umidade, a vegetação fica ressecada e proporciona condições para que eventos como esses aconteçam. Além das condições climáticas, muitos incêndios ou queimadas também podem ser provocados por ação humana, intencional ou não.

“A CERTAJA Energia reforça aos seus cooperados o pedido para que não iniciem queimadas de qualquer tipo próximo da rede elétrica, ainda que de pequenas proporções. Principalmente nessa época do ano, em que o fogo pode fugir do controle e ocasionar danos às estruturas e aos equipamentos”, avalia.

Medidas de segurança

De acordo com Vargas, a Cooperativa realiza um intenso trabalho de limpeza de faixa de suas redes elétricas, o que contribui para minimizar problemas em eventuais incêndios. Além disso, a quase totalidade dos postes da CERTAJA Energia é de concreto, o que diminui danos causados às estruturas pelo fogo ou pela propagação do calor.

“Dependendo da intensidade ou altura das chamas, o fogo pode alcançar os cabos de energia e provocar curto-circuito, desarme de equipamentos de proteção e falta de energia. Em 2023, houve apenas dois incidentes relacionados a queimadas. Apesar do número de incidência ser relativamente baixo, é fundamental manter o cuidado cotidiano”, ressalta Vargas.

Dicas Importantes:

• Não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;
• Não jogue pontas de cigarro acesas, latinhas de metal ou vidro nas matas ou em acostamentos das rodovias;
• Ao identificar um foco de incêndio, informe o Corpo de Bombeiros. Se for às margens de uma rodovia ou próximo de uma rede elétrica, notifique, também, a CERTAJA Energia.

Suporte Certaja