© Certaja.

15/06/2023

CERTAJA Energia dá largada ao projeto Sementes do Cooperativismo 2023

Iniciativa reunirá estudantes do 6º ao 9º ano de Tabaí, Barão do Triunfo e Taquari

O projeto Sementes do Cooperativismo, da CERTAJA Energia, retorna com fôlego em 2023. Depois de voltar, em 2022, apenas na cidade de Triunfo, a iniciativa, neste ano, contemplará três municípios: Tabaí, Barão do Triunfo e Taquari.

A expectativa é que mais de 150 alunos, entre o 6º e 9º ano da rede pública de ensino, participem das formações. As palestras se iniciaram na segunda-feira (12), em Barão do Triunfo, com a participação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom Pedro II e da EMEF Antônio Guedes Brandão. Já no dia 15 de junho, foi a vez da EMEF Cônego Cordeiro, de Tabaí. Na instituição, 43 alunos participaram das atividades.

Segundo Fabiana Martins, nome à frente do projeto, a equipe da Cooperativa está muito motivada com o retorno do Sementes, que terá um número maior de participantes e uma importante mudança na sua metodologia. Antes, eram selecionadas três escolas, uma de cada município, e era realizado um evento em Taquari. As escolas apresentavam suas produções e disputavam um pódio a partir da avaliação de uma comissão julgadora. Em 2023 será diferente.

"Vamos realizar um evento em cada município, no qual as escolas apresentarão suas produções para as suas comunidades e receberão troféu e premiação pela participação. A exemplo de 2022, não haverá competição. Acreditamos que é um método mais alinhado com tudo que é apresentado nas formações", explica Fabiana.
 

O propósito

De acordo com Deise Ferreira de Araújo, coordenadora de Relacionamento com o Cooperado, a CERTAJA Energia entende que, através desta iniciativa, semeia-se nos jovens a educação e a compreensão sobre o que é o cooperativismo. “Até a data dos eventos, eles são levados a praticar os conceitos de cooperativismo e também disseminam esses conceitos em suas famílias e nas comunidades onde estão inseridos”, avalia.

Os alunos aprendem os principais conceitos do cooperativismo, seus princípios, a diferença entre uma sociedade cooperativa e uma sociedade mercantil e, também, a história da CERTAJA Energia. Por fim, são desafiados a transformar os conceitos aprendidos em arte, como teatro, dança, música, entre outros.

Neste ano, para marcar os eventos nas cidades, haverá uma apresentação teatral relacionada ao tema, elaborada por uma companhia de teatro especializada.

Tags relacionadas
Suporte Certaja