© Certaja.

15/09/2023

CERTAJA Energia fecha mais uma parceria com a APAE

Unidade de Barão do Triunfo passa a ser beneficiada pelo programa “Fazer o Bem CERTAJA Energia”, que repassa valores doados pelos cooperados por meio de suas faturas de energia


A CERTAJA Energia trabalha para contribuir com as comunidades nas quais está inserida e, principalmente, para auxiliar entidades que levam à frente iniciativas de valor para a sociedade. Por isso, a Cooperativa anuncia mais uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), desta vez, a de Barão do Triunfo - que se une às unidades de Taquari e Triunfo.

Segundo Ana Paula Hartmann, do setor de Relacionamento com o Cooperado, a ação é viabilizada pelo programa “Fazer o Bem CERTAJA Energia”, que busca fomentar as entidades da área de atuação da Cooperativa e que está alinhado ao sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. "Doamos, mensalmente, um valor para essas entidades, a partir da contribuição espontânea dos cooperados, arrecadada diretamente nas suas faturas de energia", explica.

 

A entidade


Beneficiada pela ação, a APAE - Barão do Triunfo é uma entidade socioeducacional que trabalha em formato de oficinas, com funcionamento diário, em turno único e atividades diferentes. Entre elas, estão trabalho com horta, jardinagem, culinária, artes, oficina de informática, marcenaria, música, educação física, teatro, artesanato e marcenaria.

Localizada na Rua Luiz Gonzaga Dalbem, 309, no Centro de Barão do Triunfo, a unidade é liderada por Gabriel Arend. Todo o trabalho tem como objetivo promover ações de interesse ao público e aos usuários atendidos. Por isso, a entidade promove serviços pedagógicos, terapias para estimulação precoce, lazer, educação, alimentação e transporte, através do convênio que tem com a Prefeitura.

Além disso, a instituição conta com uma sala permanente com brechó solidário, onde recebem mercadorias para vender, com preço justo, para a comunidade. A entidade também realiza eventos comunitários, como almoços e jantares, e arrecada tampinhas plásticas e latas de alumínio para ajudar a custear novos projetos.

 

Parceria com as APAEs


São conveniadas com a CERTAJA Energia as APAEs de Barão do Triunfo, Taquari e Triunfo. Em Taquari, além de oferecer atendimentos em Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social e Fonoaudiologia, a instituição também conta com a Escola de Educação Especial São Raphael, com 68 alunos que cursam até o 5º ano do Ensino Fundamental e EJA.

A entidade também presta serviços, como a estimulação precoce para bebês de 0 a 4 anos, atendimento pedagógico personalizado, e oferece toda a estrutura do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Adultos.

Já a APAE Triunfo, que conta com ampla estrutura, dispõe de uma equipe técnica formada por 32 profissionais. Possui atividades como equoterapia, fisioterapia aquática, grupo de dança e teatro, oficinas profissionalizantes de padaria e toalhas mecânicas (estopas).

Lá também funcionam o Centro de Atendimento Educacional Especializado, que concentra a maioria dos atendimentos, e a Escola Especial Novos Horizontes, na qual estudam 75 alunos. Ao todo, 190 alunos/usuários são beneficiados, entre crianças, adolescentes e adultos.
 

Tags relacionadas
Suporte Certaja