© Certaja.

25/08/2022

CERTAJA Energia investe para auxiliar no desenvolvimento da economia regional

Cooperativa viabilizou alterações de redes em diversas localidades e colaborou para a evolução de diversos negócios, como a Moran



Cooperativa viabilizou alterações de redes em diversas localidades e colaborou para a evolução de diversos negócios, como a Morango Vilanova, na localidade de Fazenda Juliana, em Fazenda Vilanova

A CERTAJA Energia colabora diretamente com a comunidade há mais de 50 anos, através do fornecimento de energia sustentável e de qualidade. O fruto disso é a melhora na vida de incontáveis pessoas e também a colaboração direta no desenvolvimento econômico de toda a região. Exemplo disso é a solução criada para a Morango Vilanova, na localidade de Fazenda Juliana, em Fazenda Vilanova.


Segundo Marcelo Fernando de Oliveira, a produção começou em 2018, a partir da chegada das mudas de morangos da província de Segóvia, na Espanha. Desenvolvidos num sistema semi-hidropônico sob um ambiente protegido por uma estufa construída ainda em 2017, a irrigação ocorre através de mangueira gotejadora. Na prática, a aplicação acontece por bombeamento conforme necessidade das plantas.


Para isso, duas caixas d'água de um mil litros são utilizadas: uma para a irrigação e outra para nutrição das plantas. “Cada caixa possui uma bomba elétrica, controlada por temporizadores. Nossa maior dificuldade era que, conforme a necessidade do uso de alguns equipamentos, ocorria a queda da energia, em função da queda da chave disjuntora”, explica Marcelo.



De acordo com Deise Araújo, Coordenadora de Relacionamento com o Cooperado da CERTAJA Energia, a situação se repetia por causa da limitação da rede monofásica. Para auxiliar a produção e colaborar com o cooperado, a CERTAJA Energia viabilizou a troca da rede para bifásica. “Neste momento, a alteração está em fase final de implantação. Restam apenas a adequação de pequenos detalhes”, explica.


Além da produção, que a cada dois anos é interrompida para a substituição das mudas a fim de manter a alta produtividade da plantação, o local também é o lar da família, formada por Marcelo, Rosimeri, sua esposa, e Marina, sua mãe. “Com esta alteração, nossa expectativa é que as quedas de energia não ocorram mais”, conclui Marcelo.




Suporte Certaja