© Certaja.

05/05/2023

CERTAJA Energia recebe visita técnica de estudantes da Unisinos e da University of Pittsburgh

A CERTAJA Energia recebeu, no dia 03/05, visita técnica de um grupo formado por 28 estudantes - metade do curso de graduação de E

A CERTAJA Energia recebeu, no dia 03/05, visita técnica de um grupo formado por 28 estudantes - metade do curso de graduação de Engenharia Elétrica da Unisinos, de São Leopoldo, metade da University of Pittsburgh - Swanson School of Engineering, Pensilvânia, Estados Unidos.


Os visitantes foram acompanhados pelo professor doutor em Engenharia e ex-colaborador da CERTAJA Energia, Paulo Ricardo Pereira, e pela doutoranda Angélica Felipe da Silva, ambos da Unisinos; bem como pelo professor Robert Kerestes e pela doutoranda Sabrina Nguyen, da University of Pittsburgh. Lorena Lópeza, da Southbridge Access, acompanhou a comitiva como tradutora.


Visita

O grupo conheceu a Cooperativa, a área de Distribuição, principalmente o setor de Operação, pela manhã; à tarde, visitou o almoxarifado, teve interação com a rede na área de treinamento, acompanhado de técnicos da Cooperativa, e visitou a Subestação Taquari.

Geison Bittencourt Quadros, coordenador do setor de Engenharia, destaca a importância da visita na difusão do modelo cooperativista – de uma permissionária de energia – e dos seus diferenciais perante as grandes distribuidoras.

“Também pudemos comparar a realidade deles com a nossa, na questão técnica, de como funciona o nosso sistema elétrico de potência comparado ao deles. Tem algumas diferenças”, comenta. “Vale mencionar que alguns equipamentos que eles utilizam lá, ou conhecem muito bem lá, são muito bem renomados, são os mesmos que utilizamos nas nossas redes. Isso mostra que estamos com investimento forte na nossa rede e área técnica”, acrescenta.

Suporte Certaja