© Certaja.

16/03/2023

CERTAJA Energia reforça dicas de segurança em relação à rede elétrica

​ ​​​​​​​Quando o assunto é energia, a palavra de ordem é precauçãoNa esteira da missão de fornecer energia confiável, de forma s



Quando o assunto é energia, a palavra de ordem é precaução

Na esteira da missão de fornecer energia confiável, de forma sustentável, a CERTAJA Energia reforça a mensagem sobre a necessidade de tomar cuidado com os dispositivos elétricos: tanto no ambiente privado quanto público.

Segundo Eleandro Luis Marques da Silva, gerente de Distribuição da Cooperativa, os locais que podem representar maiores riscos são os mais acessíveis, como as tomadas nas quais os equipamentos são ligados.

“É importante não sobrecarregar as tomadas de energia com equipamentos que demandam cargas muito altas. Assim como não usar os adaptadores, os conhecidos benjamins ou ‘T’s’, que podem gerar sobrecarga e resultar em incêndios”, explica.

Também é fundamental cobrir e evitar o acesso das crianças às tomadas. Ainda que os dispositivos contemporâneos já contem com itens que impedem as crianças de colocar o dedo na tomada, os mais antigos precisam ser observados. “Para lidar com isso, se possível, busque cobrir as entradas com itens facilmente encontrados no comércio”, aconselha Silva.

Além disso, é importante ter atenção com equipamentos considerados não nocivos, como os chuveiros elétricos. A manutenção de itens assim também leva a observar o tempo da edificação, já que, quanto mais nova, melhor estruturada e adequada às normas atuais ela estará.

“Se a edificação é mais antiga, é essencial chamar um profissional capacitado para avaliar a estrutura e ver quais atualizações são necessárias para adequar o imóvel aos novos equipamentos”, observa.

Na rua, se encontrar um fio partido ou um poste derrubado, não se aproxime. O correto é contatar a CERTAJA Energia. “Nunca toque em fios partidos ou postes tombados. O ideal é sempre imaginar que o fio - ou poste - está energizado. O risco de choque elétrico é alto”, ressalta Silva.

Suporte Certaja