© Certaja.

11/05/2023

CERTAJA Energia sedia Encontro de Padronização da Fecoergs

Profissionais de 11 cooperativas participaram da programação, realizada entre os dias 10 e 11 de maioA CERTAJA Energia sediou, en



Profissionais de 11 cooperativas participaram da programação, realizada entre os dias 10 e 11 de maio

A CERTAJA Energia sediou, entre os dias 10 e 11 de maio, o Encontro de Padronização da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs). Representando 11 cooperativas, marcaram presença no evento 40 técnicos e engenheiros dos setores de Operação, Engenharia e dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Na abertura, o presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins, também vice-presidente da Federação, falou sobre a importância da padronização dos procedimentos num contexto de evolução constante.

"É uma alegria receber este encontro na nossa sede. Precisamos estar acompanhando todo esse processo. Graças ao trabalho, à dedicação e ao comprometimento de todos, temos tido uma resposta muito positiva", afirmou.

Vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga destacou o avanço conquistado após o início do Programa de Padronização. "Hoje, temos um trabalho em conjunto, estamos sempre trocando ideias. É importante e é o que nos torna mais fortes."



Saiba mais sobre o programa

O Programa de Padronização completa 20 anos em 2023. Segundo o engenheiro eletricista da FECOERGS e responsável pelo programa, Luis Osório Martins Dornelles, tudo começou como um projeto, em 2003, fruto do planejamento estratégico da Federação. O objetivo era unificar os padrões e as normas técnicas das cooperativas. Posteriormente, tornou-se um programa que, atualmente, é focado basicamente na distribuição.
“Ele abrange a parte de projetos, construção e operação das redes aéreas de distribuição, e procura trazer procedimentos com o viés da segurança e metodologias para que o trabalho seja executado de forma ágil e, principalmente, segura”, explica.


Pauta do encontro:

Engenharia e SESMT
- Revisão dos procedimentos de linha viva (atualização do processo de revisão)
- Apresentação da digitalização de processos e documentos relacionados às atividades dos eletricistas (CERFOX)
- Consultoria do engenheiro Aguinaldo Bizzo de Almeida (PGR)

Engenharia
- Atualização da documentação técnica OTD 035.01.08 - Requisitos técnicos para conexão de micro e minigeração:

Adequação do anexo de proteções
Inclusão de anexo com formulário para solicitação de orçamento de conexão de micro e minigeração

- Procedimentos para migração de padrão de entrada de energia para consumidores do Grupo A que migrarão para o mercado livre
- Compartilhamento de infraestrutura (após avaliação de nota técnica)

SESMT
- Estabelecer cronograma de revisão dos procedimentos de trabalho
- Revisão dos procedimentos de trabalho e orientações técnicas
- Digitalização de documentos.

Agenda:

O próximo encontro será realizado na sede da Cermissões, em Caibaté, nos dias 14 e 15/06.

Suporte Certaja