© Certaja.

03/03/2023

Conexão PE2023: Planejamento Estratégico em pauta

O evento Conexão PE2023 reuniu colaboradores, líderes de Núcleos, conselheiros (de Administração e Fiscal) e a direção da CERTAJA

O evento Conexão PE2023 reuniu colaboradores, líderes de Núcleos, conselheiros (de Administração e Fiscal) e a direção da CERTAJA Energia, nesta quinta-feira, 02, na ACERTA. A programação foi pensada para preparar a liderança para o sexto ciclo da revisão do Planejamento Estratégico 2023, que será iniciado em abril.



“Nossa proposta, agora, foi convidar palestrantes que nos dessem um contexto externo, trazendo uma visão de fora da Cooperativa. A frase de Edwin Catmull – “só quando admitimos não saber algo é que podemos aprender” – ilustra bem a nossa intenção.

Vergilio Frederico Perius, professor universitário que, em seu extenso currículo, ocupou por 16 anos, até 2022, a presidência do Sindicato e Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, foi o primeiro palestrante.



Ele falou sobre o início do cooperativismo, que teve origem nas Reduções Jesuíticas, e abordou, entre diversos assuntos, a origem dos princípios cooperativistas e a importância das lideranças na comunidade.

Em breve entrevista a CERTAJA Energia, Perius elogiou a iniciativa do evento:

A base do cooperativismo está no ser humano, nas pessoas que se unem para trabalhar coletivamente pelo processo cooperativo. A CERTAJA se preocupou, desde o início, com o fornecimento de energia para a população. Era fundamental que o produtor fosse amparado. E como isso é feito por pessoas, a gente tem que continuar. Nem sempre os pais conseguem passar os valores cooperativistas para os filhos. Então, o trabalho educacional da Cooperativa, juntamente com os líderes de Núcleos, a direção, consegue irradiar bons momentos de informação e de trabalho coletivo. Isso é cooperativismo.

Francisco Diel, diretor executivo da Sicredi Ouro Branco, apresentou dados da cooperativa de crédito e deu detalhes sobre o processo de elaboração do planejamento estratégico, que tem como ponto principal o propósito “Construir juntos uma sociedade mais próspera”.


À tarde, em palestra on-line, Alexandre Viana, mestre em Economia pela PUC-SP e o Chief Operation Officer (COO) da consultoria Thymos Energia, apresentou o cenário das tendências globais do setor elétrico, o contexto do mercado brasileiro e o futuro das distribuidoras de energia dentro de uma conjuntura de abertura de mercado.



Aprendizado

Para a integrante do Conselho de Administração da CERTAJA Energia, Almerinda Antunes Rodrigues, o evento foi uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos e se preparar para continuar atuando, de forma ativa, como conselheira. “Estou aprendendo ainda. Cada palestra, cada reunião, a gente aprende um pouquinho e vai se aperfeiçoando”, comentou.

Suporte Certaja