© Certaja.

14/10/2016

Consolidação da Telemetria na CERTAJA

O sistema de telemetria iniciou sua implantação na CERTAJA em fevereiro de 2016 para otimizar o processo de faturamento, elimina

O sistema de telemetria iniciou sua implantação na CERTAJA em fevereiro de 2016 para otimizar o processo de faturamento, eliminar custos com a leitura dos grandes clientes e melhorar as análises de faturamento e, principalmente, de unidades em locais de difícil acesso. Passados cerca de sete meses, foram instalados 93 pontos em 12 municípios da área de atuação da CERTAJA, sendo a maioria em Triunfo. A ideia é de implementar mais pontos em 2017.


A telemetria é uma tecnologia focada em monitoramento, medição e/ou rastreamento da energia através de dados, enviados via GPRS (sinal telefônico) a uma central de controle. Entre seus benefícios fundamentais podem ser salientados a confiabilidade dos dados de faturamento, pois as informações passam a estar online, o monitoramento do ponto de medição através de sensores e o gerenciamento inteligente, apontando inconsistências. Outros aspectos positivos do sistema são a inteligência presente em todo ciclo de distribuição, possibilitando o conhecimento do consumo diário, as tecnologias viáveis e de resultados comprovados, utilizadas nas grandes distribuidoras, a solução flexível para ser incorporada pelas diferentes áreas da Cooperativa, como uso na detecção e alarme de falta de energia, bem como uma maior disponibilidade da equipe de fiscalização p/ outras atividades. Além disso, a agilidade na solução de problemas em relação aos equipamentos, minimizando as perdas comerciais deve ser destacada.

Suporte Certaja