© Certaja.

07/07/2022

Cooperar para um mundo melhor: confira as iniciativas apoiadas pela CERTAJA Energia no Dia C

Celebrado no dia 2 de julho, o Dia de Cooperar marcou o movimento contínuo realizado pela Cooperativa a fim de contribuir econô


Celebrado no dia 2 de julho, o Dia de Cooperar marcou o movimento contínuo realizado pela Cooperativa a fim de contribuir econômica e socialmente com as comunidades que está inserida


No dia 2 de julho (sábado), foi celebrado o Dia C - ou o Dia de Cooperar. Criado pelo Sistema Ocemg, a data tem como objetivo consolidar um movimento nacional de estímulo à responsabilidade socioambiental das cooperativas brasileiras. E a CERTAJA Energia não ficou de fora desse processo.


Tanto é que entre as ações de destaque ao longo do ano, a CERTAJA promoveu diversas parcerias, como a Limpeza das Margens do Rio Taquari, coleta de vidros e resíduos eletrônicos, coleta de tampinhas plásticas, palestras para colaboradores, entre outras.


Segundo Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia, esse movimento é essencial, já que traduz o esforço que é feito diariamente pela cooperativa: demonstrar que todo trabalho realizado busca, por fim, impactos verdadeiros e positivos nas comunidades.


"Nossa raíz é a cocriação, é a colaboração coletiva em nome de um propósito. Estarmos conectados com essas iniciativas é mais um passo nesse caminho, que tem como principal objetivo melhorar a vida do cooperado”, avalia.


Confira abaixo algumas das ações apoiadas pela CERTAJA Energia.


Limpeza das margens do Rio Taquari


Organizado pela CERTAJA Energia e com a participação de diversas empresas, órgãos públicos e voluntários, foi realizado no dia 26 de março a limpeza das margens do Rio Taquari. Entre às 9h e 13h, diversas embarcações recolheram materiais, que somaram mais de 1,5 toneladas de lixo.



 


Coleta de tampas plásticas


Desde o início do ano, os colaboradores da CERTAJA Energia trabalham para arrecadar tampas plásticas. Até o momento, a campanha já reuniu quase 11 quilos do material, que já foi doado para entidades assistenciais, como APAE, Associação Pequenos Notáveis e Associação dos Protetores dos Animais de Taquari – APAT.



Coleta de Vidros e eletrônicos


Entre os dias 18 e 25 de abril, a CERTAJA Energia realizou uma campanha para recolhimento de vidros e eletrônicos. Foram arrecadados aproximadamente 100 Kg de vidros e vários aparelhos de TVS, rádios, DVDs, CDs, entre outros. A segunda etapa está em andamento dentro da Cooperativa.



Formação


No dia 7 de junho, a Associação dos Funcionários da CERTAJA (ACERTA) recebeu a palestra “Meio-ambiente, o que comemorar?”. Ministrada pela doutoranda em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Sofia Royer Moraes, o projeto analisou os marcos históricos ambientais e proporcionou uma profunda discussão sobre o papel a ser cumprido para uma experiência mais sustentável no mundo.



Campanha do Agasalho


No dia 27 de maio, foi iniciada a Campanha do Agasalho da Cooperativa, com o ponto de coleta disponibilizado na guarita da sede da CERTAJA Energia. Concluída no dia 23 de junho, as peças foram entregues para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS.





 

Suporte Certaja