© Certaja.

09/10/2023

Cooperativa é representada no SER dos Vales, na Univates

Evento reuniu profissionais do setor elétrico, acadêmico e dos órgãos públicos para debater sobre energias renováveis


A CERTAJA Energia marcou presença no Seminário de Energias Renováveis dos Vales (SER dos Vales), promovido pela Univates, no dia 28 de setembro. A programação contou com a participação de representantes de empresas do ramo elétrico e acadêmico, que participaram de palestra e salas de debate.

O engenheiro de Energia da Cooperativa, Leonardo Vasconcelos Ojeda, participou da roda de conversa na sala Geração eólica, biomassa e hidrogênio verde, onde houve discussão sobre o hidrogênio verde e a biomassa como novas possibilidades para absorção da demanda e do consumo ocasionados por fontes intermitentes de geração.

O engenheiro eletricista Thalis Ferrazza participou da sala Mercado livre e perspectivas de negócio. O bate-papo abordou um panorama do mercado livre e as novidades que podem surgir com a abertura deste para 2024, com forte tendência para a gestão de energia, que deve ser a norteadora desse mercado.

Já na sala Distribuidoras e concessionárias, na qual estavam os engenheiros eletricistas Eleandro Luis Marques da Silva e Geison Bittencourt Quadros, junto de representantes da RGE Sul e CERTEL Energia, foram abordados diversos assuntos similares aos das outras salas de debates. O foco foi a absorção técnica das renováveis, a abertura do Mercado Livre para o pequeno consumidor e as tendências futuras para o setor.

“O evento foi muito interessante, por ser aberto à comunidade e por marcar essa aproximação da academia com as empresas, viabilizando parcerias e futuros projetos, difundindo conhecimentos e experiências para o crescimento dos vales. Isso promove, de certa forma, o despertar das necessidades da sociedade para o campo de pesquisa na área acadêmica”, comenta Geison.

Tags relacionadas
Suporte Certaja