© Certaja.

09/11/2022

Novembro Azul: CERTAJA Energia apoia ações de conscientização

Durante o mês de novembro, a Cooperativa incentiva a participação da comunidade na programação idealizada por prefeituras e entid

Durante o mês de novembro, a Cooperativa incentiva a participação da comunidade na programação idealizada por prefeituras e entidades da área da saúde sobre o tema

O foco nas boas relações com os cooperados faz parte da identidade da CERTAJA Energia. Por isso, durante o mês de novembro, a Cooperativa apoia ações relacionadas à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que ocorrem nas localidades das regiões atendidas, em parceria com prefeituras e entidades da área da saúde.


Segundo Deise Araújo, coordenadora de Relacionamento com o Cooperado da CERTAJA Energia, a Cooperativa parte do valor da cooperação e continua a fazer parte de ações para conscientizar a comunidade, principalmente os homens, sobre os riscos do câncer de próstata.

“A CERTAJA está inserida dentro das comunidades, e é nossa responsabilidade colaborar de todas as formas possíveis com nossos cooperados. É importante disseminar essa informação para que, cada vez mais, os homens passem a levar a saúde mais a sério“, avalia.

No mês de novembro, a Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Unimed Vale do Caí, realiza ações de conscientização na cidade. Serão três dias de atividades durante o mês. A primeira foi no dia 4. As atividades seguem nos dias 17 e 22 de novembro e contarão com momentos de confraternização, caminhadas e palestras sobre a saúde do homem.

O câncer de próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativas de vida.

Suporte Certaja