© Certaja.

15/06/2022

Para melhorar a vida: CERTAJA Energia apresenta curso de Produção Caseira da Mandioca

Entre os dias 9 e 10 de junho, doze cooperadas participaram na iniciativa realizada na comunidade de Amoras, em Taquari A partir


Entre os dias 9 e 10 de junho, doze cooperadas participaram na iniciativa realizada na comunidade de Amoras, em Taquari


A partir do valor da cooperação, a CERTAJA Energia segue sua empreitada de proporcionar ferramentas que melhoram a vida de seu cooperado. Tanto é que, em parceria com o Sindicato Rural, EMATER e o SENAR-RS, a Cooperativa levou à comunidade de Amoras, em Taquari, o curso Produção Caseira da Mandioca e seus Derivados. A iniciativa foi realizada nos dias 9 e 10 de junho, no Pavilhão da Comunidade.


Segundo Denize Cardoso Vogg, instrutora do SENAR, o objetivo do projeto foi proporcionar novos conhecimentos técnicos às cooperadas - a partir das receitas, é claro, mas também sobre o processo natural do fruto. “Na prática, além do aprendizado, também queremos entregar ferramentas que possam auxiliá-las a encontrar novas alternativas de renda para suas famílias”, explica.


O curso teve 16h de aula e contou com a participação de 12 cooperadas - todas produtoras rurais. E essa experiência coletiva entre pares tornou a dinâmica ainda mais especial. É o que aponta, por sinal, a cooperada Ana Maria da Rosa, que reconhece a importância do trabalho realizado pela CERTAJA Energia nas comunidades.


“Às vezes temos a matéria prima em casa e não conseguimos transformar em qualidade de vida - nem em renda. Com esses cursos, conseguiremos alcançar esses objetivos. Torcemos para que isso continue na comunidade, já que é algo muito especial e de valor”, pondera.


Diversidade e excelência


Durante o curso, as cooperadas tiveram acesso a diversas receitas e processos. Sempre pautados pela tradição, todas as receitas tiveram toques de inovação, quer seja pelos ingredientes quanto pelo processo de produção. A jornada do curso passou por inúmeros itens, como pães, bolos, bolachas, chips, sonhos, pudim, quindim e até sorvete.

Suporte Certaja