© Certaja.

08/12/2023

Presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins participou da assinatura entre Secretaria da Agricultura e Federação Apícola do RS

Acordo de cooperação promove o fortalecimento da apicultura em Taquari


Nesta sexta-feira (8/12), o presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins, participou da assinatura do acordo de cooperação entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs).

A parceria, de 10 anos, compreende o uso compartilhado de parte da área do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Apicultura (Ceapis) do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi) para o cultivo agrícola e a produção de abelhas, aliado ao desenvolvimento de pesquisas.

O acordo de cooperação possibilitará a realização de diversas atividades, potencializando ações conjuntas e integradas entre a pesquisa e o setor produtivo e que possam ser utilizadas, inclusive, como unidades demonstrativas para realização de dias de campo e vitrines tecnológicas, beneficiando produtores, técnicos e toda a comunidade.
 

O presidente da Federação Apícola do Estado, Ademir Haetinger, frisou que este é um passo gigante para o Rio Grande do Sul. “Já temos 500 caixas de abelhas jatai para iniciar os trabalhos aqui no centro e tenho certeza que vamos dar um passo gigante de crescimento”, reforça.

O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, destacou que este acordo é resultado do somatório de ações de todos os governos, que agiram com responsabilidade. O evento também contou com a presença dos deputados federais Lucas Redecker e Pedro Westphalen, além de diversos representantes do município e da área da apicultura e familiares de Emílio Schenk, um dos apicultores responsáveis por tornar o Estado o berço da apicultura nacional.

“Estamos trazendo essa nova possibilidade para reestruturar esse local que é histórico para Taquari e para o Brasil, com grande potencial de crescimento e transformação. O pórtico da cidade de Taquari mostra o favo de mel e a laranja, e hoje estamos trazendo novamente a produção do mel”, afirmou o diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi), Caio Efrom.

Tags relacionadas
Suporte Certaja