© Certaja.

14/07/2023

Quer economizar na conta de luz?

Confira dicas importantes para reduzir o consumo de energia no período mais frio do ano

As temperaturas mais baixas do inverno gaúcho geram situações já tradicionais, conhecidas da população. Entre elas, o aumento do consumo de energia elétrica. Para ajudar os cooperados a lidar com o frio intenso dos próximos meses, a CERTAJA Energia preparou dicas para ajudá-los a economizar.

Segundo Geison Bittencourt Quadros, coordenador do Setor de Engenharia da Cooperativa, um ponto importante a ser levado em conta é o comportamento. Com as temperaturas mais frias, as pessoas ficam mais tempo no chuveiro, usam o secador com mais frequência e recorrem a aquecedores.

"A principal dica é tentar minimizar a utilização de alguns aparelhos, tomar banhos mais rápidos e fazer bom proveito dos dias de sol para secar as roupas. Para quem curte, o fogão à lenha ou a lareira podem ajudar a aquecer a casa nos dias mais frios", avalia.


Confira mais dicas de economia:


Reduza o tempo dos banhos
O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões da fatura de energia. Ajuste o chuveiro para posições mais econômicas e reduza o tempo dos banhos. Essa decisão contribuirá diretamente para a redução do consumo de energia.


Use a geladeira de forma consciente
Parece dica de mãe, mas é produtivo: evite abrir a porta da geladeira constantemente. Quando abrimos a porta, o ar em seu interior aumenta de temperatura e faz com que a geladeira precise refrigerá-lo novamente.


Diminua o uso do ar-condicionado
É comum recorrermos ao ar-condicionado para aquecer a residência. Contudo, isso consome muita energia. Para economizar, seu uso deve ser moderado. Além disso, programe-o para que se desligue durante a madrugada.


Desligue os aparelhos da tomada
A maioria dos eletrodomésticos permanece conectada à tomada, em modo stand-by. O simples ato de retirar esses aparelhos da tomada pode representar uma economia de até 12% na conta ao final do mês.

Tags relacionadas
Suporte Certaja