© Certaja.

06/03/2024

Representatividade feminina: no cooperativismo, elas têm vez e voz

Conheça duas certajanas que representam o cooperativismo dentro e fora da CERTAJA Energia

Historicamente, as mulheres estão vinculadas à ideia de cuidado e zelo. No cooperativismo, isso não seria diferente. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o Certajano de fevereiro e março apresentou mulheres que zelam pelo cooperativismo e são exemplos da representatividade feminina, dentro e fora da CERTAJA Energia.

Uma delas é a coordenadora de Relacionamento com o Cooperado da CERTAJA Energia, Deise Ferreira de Araújo. Ela foi indicada pela Cooperativa para participar do Comitê Elas pelo Coop, do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Ao lado de outras quatro mulheres, Deise representará a FECOERGS, no ramo de Infraestrutura. A iniciativa vai pavimentar o caminho para a ocupação de mais espaço pelas mulheres no setor.

Deise integra o Comitê Elas pelo Coop


“É um passo importante participar deste processo, pois é uma intenção da Cooperativa estar sempre atuando para o desenvolvimento de todos os cooperados, entendendo a importância das mulheres neste processo”, avalia.

Dona de uma jornada cooperativista que completa 30 anos em 2024, Deise é responsável pelos atendimentos aos cooperados em todos os canais e, também, pelos programas de relacionamento, aproximação e desenvolvimento dos cooperados e das comunidades nas quais a CERTAJA Energia atua. “É importante este sentimento de reconhecimento por minha atuação e também de responsabilidade pelo trabalho a ser desenvolvido”, observa.


Para Deise, há um espaço muito grande para crescimento e atuação das mulheres em várias áreas, como uma oportunidade de agregar valor aos processos já executados. “Creio que o fundamental é o reconhecimento entre as próprias mulheres, de sua representatividade e de seu potencial de agregar valor aos processos”, explica.

A  primeira atividade presencial do Comitê Elas pelo Coop está prevista para o dia 8 de março, durante a Expodireto Cotrijal 2024, e abordará o papel do Comitê no cooperativismo gaúcho e suas atividades na construção de estratégias do Sistema Ocergs.
 

Conexão Cooperativista


A colaboradora Marina Fazenda, do setor de Gestão de Pessoas, é agente do Sescoop/RS. Ela integra o time da CERTAJA Energia há cinco anos e, desde 2021, cumpre o papel de ser o elo entre a Cooperativa e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul.

Marina é o elo entre a Cooperativa e o Sescoop/RS


Por ser este elo, ela cuida de toda a parte burocrática de atividades on-line e presenciais, como treinamentos, cursos e palestras proporcionados e apoiados pelo Sescoop/RS. Isso envolve participar de capacitações como agente, organizar as listas de presenças, as avaliações pós-eventos e a prestação de contas para a entidade.

Marina entra em contato com as diversas áreas da Cooperativa para saber as demandas de cada setor, faz as solicitações ao Sescoop/RS e, depois, realiza o evento ou a atividade. “É bem dinâmico. São vários tipos de assuntos para lidar. É interessante estar por dentro do cooperativismo, do Sescoop/RS e do que eles podem nos oferecer”, explica a agente.

Tags relacionadas
Suporte Certaja