© Certaja.

01/12/2022

Segurança: CERTAJA Energia completa mais de 600 dias sem acidentes com afastamento

​ Placar da Cooperativa no dia 1º de dezembroNúmero traduz o trabalho de valorização da integridade e do bem-estar dos colaborado


Placar da Cooperativa no dia 1º de dezembro

Número traduz o trabalho de valorização da integridade e do bem-estar dos colaboradores

 

Na busca contínua pela construção de um ambiente de trabalho seguro, eficiente e comprometido com o bem-estar das equipes de colaboradores, a CERTAJA Energia celebra mais de 600 dias sem acidentes com afastamento. O objetivo, agora, é superar o recorde de 812 dias.

 

 

Segundo Leandro Vargas, nome à frente do setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SESMA) da CERTAJA Energia, esse trabalho traduz como a Cooperativa valoriza a integridade do colaborador e tem uma atuação alicerçada no seu segundo valor, que é a Segurança.

 

 

Para isso, todos os trabalhadores realizam, anualmente, exames clínicos com o médico do trabalho. Com base na exposição diária aos riscos nos ambientes de trabalho, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é uma ferramenta valiosa para o monitoramento da saúde de todos os integrantes. "Essa iniciativa possibilita a melhoria contínua dos processos preventivos de proteção individual e coletiva dos colaboradores", avalia Vargas.

 

 

Ele também destaca a importância dos treinamentos constantes oferecidos aos colaboradores, que adquirem habilidades teóricas e técnicas imprescindíveis para a atividade profissional.

 

 

 

“Para a CERTAJA Energia, um profissional mais capacitado lida melhor com problemas, se relaciona de forma mais assertiva, realiza tarefas da forma correta, tornando os resultados da empresa muito mais positivos e, consequentemente, garantindo um trabalho seguro e sem acidentes.”


Treinamentos constantes são fundamentais no resultado obtido

Para entender melhor

 

 

 

De acordo com Vargas, o placar instalado na CERTAJA Energia divulga duas informações: a quantidade de acidentes no ano e os dias perdidos que identificam a gravidade dos incidentes.

 

 

"Neste placar, consideramos todos os acidentes típicos, aqueles que ocorrem durante a execução do labor, podendo causar lesão temporária ou permanente, e de trajeto", explica.

 

 

Se, eventualmente, houver acidentes, após o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) ser comunicado, os colaboradores são encaminhados para atendimento no posto de saúde ou hospital mais próximo e são acompanhados até a emissão definitiva do laudo.

 

 

"A partir disso, é realizada a investigação do acidente para identificar a causa e traçar o plano de ação para eliminar ou neutralizar o risco que o gerou", ressalta.

 

Suporte Certaja