© Certaja.

03/10/2023

Sementes do Cooperativismo 2023 engaja cerca de 900 alunos da rede pública

Projeto levou a estudantes e suas famílias os valores do cooperativismo e sua importância para a sociedade

Evento realizado em Barão do Triunfo, no dia 24 de agosto, abriu o ciclo de culminância do Sementes do Cooperativismo 2023


O projeto Sementes do Cooperativismo voltou com tudo em 2023. Após ser realizado apenas na cidade de Triunfo, em 2022, a iniciativa contou com produções culturais de mais de 250 alunos, entre o 6º e 9º ano da rede pública de ensino, nas comunidades de Tabaí, Barão do Triunfo e Taquari. No total, com as escolas convidadas para prestigiar os eventos, o projeto engajou cerca de 900 alunos.

Segundo Fabiana Martins, um dos nomes à frente do projeto, a iniciativa semeia nos jovens a educação e a compreensão sobre o que é o cooperativismo. “Eles foram levados a praticar os conceitos de cooperativismo e, também, a disseminar esses conceitos em suas famílias e nas comunidades nas quais estão inseridos”, observa.

Cinco escolas dos três municípios foram selecionadas a partir das indicações das secretarias de Educação: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom Pedro II e EMEF Antônio Guedes Brandão, de Barão do Triunfo; Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) La Salle e EMTI Pedro Pereira Machado, de Taquari; e EMEF Cônego Cordeiro, de Tabaí.

Os estudantes participaram de palestras e aprenderam os principais conceitos do cooperativismo, seus princípios, a diferença entre uma sociedade cooperativa e uma sociedade mercantil e, também, a história da CERTAJA Energia. Foram, também, desafiados a transformar os conceitos aprendidos em arte, como teatro, dança, música, entre outros.

“É um trabalho bastante desafiador, preparar esses futuros líderes da sociedade e futuros cooperados. Plantar esta semente é muito gratificante, porque ao longo desses anos aprendi muito sobre o cooperativismo e, hoje, posso continuar multiplicando esses conceitos nessas crianças”, ressalta Fabiana.
 

Os eventos de encerramento


Para marcar a conclusão do projeto deste ano, a CERTAJA Energia realizou eventos de encerramento, nos quais os alunos puderam apresentar o que desenvolveram.

Em Barão do Triunfo, no dia 24 de agosto, cerca de 300 alunos participaram do evento, realizado no Ginásio Poliesportivo. As escolas apresentaram peças teatrais que mostravam o passado e o presente; as dificuldades da vida sem energia elétrica e as vantagens da sua chegada às comunidades; assim como o impacto do trabalho da Cooperativa na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
 

Escola Dom Pedro

 

Escola Antônio Guedes


O aluno Rafael Silva de Menezes (11), de Barão do Triunfo, ficou muito contente por participar e se orgulha de ter apresentado a música “Lembranças”, como gaiteiro, na encenação de sua escola. “Dou nota 10 para o Sementes, porque ajuda as pessoas a ajudarem mais”, comenta.

De acordo com Kellen Pinzon, diretora da Escola Antônio Guedes Brandão, os alunos aprenderam o real significado de cooperar na escola e na comunidade. Além disso, aprenderam sobre o que os avós passaram sem a energia elétrica e os ganhos que a cidade teve a partir da iluminação. “Essa cooperação, o valor de ajudar o próximo, é fundamental para a formação deles”, avalia.

Em Taquari, o evento foi realizado no dia 15 de setembro, na sede da ACERTA, e reuniu cerca de 100 alunos, que se apresentaram para mais de 300 estudantes. Para Vitória Meyer (13), o projeto serviu para unir os estudantes em torno de um propósito. “A partir de hoje, vou plantar as sementes do cooperativismo em todos os lugares. Espero que todos plantem”, ressalta.
 

Escola Pedro Pereira Machado

 

Escola La Salle


“Nas escolas, as crianças têm um convívio, criam harmonia, fazem um projeto de crescimento. E as cooperativas também, pois são a união de pessoas em prol de um objetivo comum. Essa união entre escolas e cooperativa só tende a fazer com que as crianças tenham um futuro melhor, ressalta Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia.

“A gente sai daqui renovado e com aquela consciência de que a gente tem, sem dúvida, um futuro garantido através destes jovens que estão se formando”, afirma o presidente, Renato Pereira Martins.
 

Arte e cooperativismo


Neste ano, para marcar os eventos nas cidades, houve uma apresentação teatral relacionada ao tema, elaborada pela Atena Produtora Teatral, de Carlos Barbosa, que possui integrantes de Taquari. O grupo apresentou a peça “Em outros tempos…”, que contou um pouco da história da Cooperativa, mesclando bom humor e reflexões sobre um passado (sem energia elétrica) nem tão distante.
 

Agenda:


O evento de encerramento do Sementes do Cooperativismo na cidade de Tabaí está marcado para 26 de outubro, no ginásio de esportes da Escola Pedro Rosa, com expectativa de público de cerca de 300 estudantes.
 

Tags relacionadas
Suporte Certaja