© Certaja.

11/03/2024

Sistema Ocergs lança Comitê Elas pelo Coop no RS na Expodireto

Coordenadora do setor de Relacionamento com o Cooperado da CERTAJA Energia integra o comitê


O Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou o primeiro encontro do Comitê Elas pelo Coop no RS, no Dia Internacional da Mulher, 08 de março. O lançamento do comitê foi realizado na Casa do Cooperativismo, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, e reuniu mulheres de diversas cooperativas. A coordenadora do setor de Relacionamento com o Cooperado da CERTAJA Energia, Deise Ferreira de Araújo, integra o grupo, composto por 54 mulheres.

"O evento visou a formação de ações em busca de construirmos, juntas, o cooperativismo do futuro. Buscou, também, estimular e disseminar o protagonismo feminismo. Desta forma, foi criado o comitê no Rio Grande do Sul, em consonância com o Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB Elas pelo Coop. Sinto-me muito feliz por ser uma das cinco mulheres que representam o ramo de Infraestrutura no comitê estadual. Já existe uma agenda de encontros e de trabalhos a serem desenvolvidos", comenta Deise.

Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Darci Hartmann, não é mais possível conceber uma cooperativa ou organização sem a participação das mulheres. “O cooperativismo só cresce e só conseguirá se consolidar quando as mulheres efetivamente participarem e ocuparem esses espaços. Estamos muito satisfeitos e acreditamos que o comitê vai gerar muitos frutos. A nossa função é dar estrutura, porque as mulheres têm capacidade e elas vão ter todas as condições de crescer e ocupar os espaços que elas querem e merecem”.

Ao todo são onze comitês no país. De acordo com Rafaeli Minuzzi, coordenadora do Comitê Elas pelo Coop no RS, as mulheres que participaram do evento foram convidadas, escolhidas pelas federações dos sete ramos do cooperativismo.

“Estamos em organização do comitê desde o ano passado e nada mais justo do que fazer esse lançamento em um evento que é referência para nós. É muito significativo estar aqui no Dia Internacional da Mulher para trazer discussões. Não estamos fazendo um evento festivo. Queremos tirar um pouco essa ideia de que mulheres fazem eventos festivos e fazer algo de capacitação, trazendo essa força e protagonismo da mulher dentro das cooperativas e empresas”, contou a coordenadora.

Com informações da assessoria de imprensa da Expodireto Cotrijal

Tags relacionadas
Suporte Certaja